Pilates
Para Coluna

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Pilates para a Coluna

Aula de Pilates para a Coluna em Campinas
Se você sofre de alguma dor ou doença na coluna, saiba que o Pilates para Coluna é uma excelente ferramenta!

Podemos afirmar categoricamente que o Pilates para dores na coluna e Pilates para lesões na coluna tem maior efetividade do que outros métodos tradicionais, pois nós tratamos a origem e a causa da doença e das dores.

Neste texto nós iremos explicar em detalhes como o pilates para a coluna poderá te ajudar e no decorrer do artigo teremos alguns exercícios de pilates para a coluna. Vamos lá?

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Modalidade surgida nos meados do século XX, o Pilates leva o sobrenome de seu criador, Joseph Pilates.

De origem alemã, a criação deste método remete a 1920 e se deu a partir da combinação, em um só método, de exercícios que já eram realizados na Yoga, na ginástica e nas artes sociais, aliando características destes métodos e adicionando a eles equipamentos e novos movimentos que culminaram em um novo método que promove o desenvolvimento físico e neurológico.

Aula de Pilates para a Coluna em Campinas
Ministrado por profissionais que geralmente têm formação em fisioterapia ou educação física, o Pilates possui mais de mil e quinhentos tipos de exercícios que são divididos em várias intensidade e níveis que variam em relação ao foco, e à utilização ou não de equipamentos e acessórios.

Ainda, o Pilates é buscado por inúmeros motivos.

Além de melhorar o funcionamento do organismo humano, o método também é utilizado para fins de fortalecimento e definição muscular, na prevenção de lesões ósseas, musculares e de articulação e também na recuperação, mas sem dúvida alguma o pilates para a coluna é o mais buscado nos Studios atualmente.

Aula de Pilates para a Coluna em Campinas
Nosso Studio de Pilates está em Campinas, SP e você pode agendar uma aula com nossos fisioterapeutas.

Pilates, portanto, é de ordem preventiva e curativa, sendo que grande parte do público que procura a prática do Pilates busca pelos seguintes motivos:

  • pilates para coluna escoliose
  • pilates para coluna hérnia de disco lombar
  • pilates para coluna cervical
  • pilates para coluna lombar e cervical
  • pilates para dor nas costas em geral

Muitos também buscam para atenuar dores na coluna advindas de má formação, postura ou lesão, assim como para fortalecer os músculos das costas e prevenir lesões nesta região.

Neste artigo vamos apresentar as principais características dos exercícios desta modalidade, seus subgêneros mais importantes ao tratamento dos músculos das costas, as principais dúvidas sobre o método e, ainda, a importância da prática de Pilates para a coluna.

Características do Pilates

O Pilates ao longo de seus quase 100 anos de existência, popularizou-se e tomou o gosto dos amantes de atividades físicas, pois é um método com grande variedade benéfica que pode ser praticado por pessoas que tenham ou não lesões, assim como por indivíduos com idade variada e, ainda, não possui distinção quanto ao gênero, sendo disponibilizado para homens e mulheres.

Assim como a grande maioria dos métodos, os exercícios de Pilates para a coluna apresentam algumas exigências que devem ser observadas para sua correta e segura prática. Estas exigências são poucas e não complexas, porém há rigidez quanto à necessidade de respeito a elas, pois garantem o alcance dos resultados desejados e evitam novas lesões ou agravamento das já existentes.
Veja abaixo as “exigências” para se praticar pilates para a coluna:

Concentração

Primeiramente, é imprescindível que durante a execução das atividades de Pilates para coluna a pessoa esteja concentrada na realização de cada pequeno movimento, cuja realização deve se dar de maneira consciente e desatrelada do automaticidade.

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Essa concentração, permite que o praticante tome cada vez mais consciência de seu próprio corpo, de forma que os resultados do Pilates na coluna não se limitam ao físico, mas também possuem influência psicológica.

Postura

A manutenção da postura correta para a realização dos exercícios de Pilates é de importância ímpar ao sucesso, por isso o Instrutor vai te ajudar e te lembrar sempre. Pois, quando se está praticando Pilates para dores na Coluna, é necessário ter uma postura bem melhor.

Esta postura não condiz apenas à coluna, mas ao corpo inteiro, e o Instrutor deverá ensinar e observar durante o exercício das atividades. Nas situações que existe desvio postural, por exemplo no Pilates para escoliose, essa postura é fundamental na aula.

A postura é necessária para manter o corpo fechado, ou seja, para proteger órgãos internos assim como lesões nas articulações, músculos ou ossos, o que pode levar ao efeito contrário àquele desejado na prática de Pilates, principalmente quando falamos em Pilates para hérnia de disco lombar. A simetria corporal permite, também, a absorção dos benefícios sem que para isso haja algum tipo de impacto negativo ou desequilíbrio.

Respiração

Somando-se à postura e à concentração está a respiração, que também possui requisitos a serem observados na prática do Pilates para dores na coluna.
A respiração, assim como movimentos musculares, deve ocorrer de forma consciente. Ela deve ser pausada, com a inspiração do oxigênio pelo nariz e aspiração do gás carbônico pela boca e ser realizada de forma abdominal ou pelo diafragma, o que popularmente se chama de “respiração pela barriga”.

Sobre

Benefícios do Pilates Para a Coluna

Por quais motivos você deve procurar aulas de Pilates para a Coluna? São diversos os benefícios e vários deles são indicados às pessoas no geral, sem necessidade de lesão, pois apresentam melhora no quadro geral do organismo e auxiliam na melhora da qualidade de vida.
A seguir veremos os principais destes benefícios.

1. Diminuição de dor na coluna

Este é o principal benefício do pilates para problemas de coluna. O método fortalece e alonga os músculos do corpo simultaneamente e com isso seu corpo passar a funcionar melhor, seu sangue corre melhor e suas limitações começam a desaparecer.

2. Melhora da respiração

Todo o controle respiratório que compõe uma das exigências da aula de Pilates, conforme visto acima, leva à melhora da capacidade respiratória por meio do trabalho cardiorrespiratório e da melhora na circulação sanguínea, que auxilia no transporte de oxigênio pelo sangue.

3. Fortalecimento muscular

Um dos motivos que mais leva pessoas a buscar a aula de Pilates, independentemente da existência de lesões. A prevenção de lesões, amenização de dores ou ainda cura e recuperação de machucados tem como grande aliada o fortalecimento muscular, que além de prestar auxílio na promoção da melhora das funcionalidades do organismo, também protege os órgãos internos e permite que músculos afetados ou regiões de risco se recuperem.

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4. Equilíbrio Corporal

A grande maioria dos exercícios realizados no Pilates requer o uso e desenvolvimento de equilíbrio, que é obtido por meio da combinação entre concentração, postura, respiração e força.
Assim, o equilíbrio requer a combinação dos elementos base do Pilates, assim como decorre de outro benefício, que é o fortalecimento citado no item acima. Este equilíbrio não será observado apenas nas aulas de Pilates, mas no dia a dia do praticante do método.

5. Condicionamento físico

Quando se fala de Pilates para a coluna é essencial discorrer sobre o condicionamento físico proporcionado pela atividade, que corresponde à capacidade do organismo em executar de forma competente as atividades às quais a pessoas se empenha, que podem ser simples atividades diárias ou esportivas.

6. Correção de desequilíbrios musculares

Os desequilíbrios musculares representam a ausência de simetria corporal, quando há excesso de massa gorda, músculos mais desenvolvidos que outros e até mesmo a má postura. Os exercícios de Pilates focados no fortalecimento e equilíbrio auxiliam que a musculatura de sustentação da coluna, dos joelhos e do abdômen seja desenvolvida e o equilíbrio restabelecido.

7. Aumento de flexibilidade

A maior parte das dores na coluna são decorrentes de falta de flexibilidade e se tem algo que o Pilates é muito bom é na flexibilidade. Em todas as aulas você vai alongar bastante e ver que a cada dia a sua flexibilidade aumenta.

Já deu pra perceber que o Pilates é um ótimo aliado do homem e da mulher modernos, certo? Porém, é possível que ainda haja dúvidas e questionamentos acerca da prática, de forma que iremos responder, a seguir, às principais dúvidas relacionadas ao Pilates para a coluna.

Dúvidas comuns sobre o Pilates para pessoas com dores na coluna

Selecionamos as mais freqüentes dúvidas concernentes ao Pilates e apresentamos as respostas abaixo.

A avaliação postural prévia é necessária?

Assim como em qualquer outro exercício físico, há necessidade de que o sujeito que pretenda realizar aulas de Pilates realize uma avaliação no Studio de Pilates.

A avaliação postural permitirá que se estabeleça a intensidade das suas aulas de Pilates.

Pessoas lesionadas ou com restrições podem praticar Pilates?

Ora, com base em todas as informações apresentadas ao longo deste artigo que se dedicaram a demonstrar o poder preventivo e curativo do Pilates você já deve saber esta resposta. Sim!

Há risco de lesões na prática de Pilates?

Como qualquer outro método que exige o movimento do corpo, o uso da força e do equilíbrio, o Pilates pode, sim, causar lesões, mas particularmente não conhecemos.

Pessoas de qual idade podem fazer aulas de Pilates?

Não há restrições de idade, podendo ser realizado por toda a vida. A única ressalva que se faz necessária é a de que apesar de crianças poderem praticar atividades de Pilates, os especialistas indicam que elas comecem esses exercícios apenas após os 8 anos, idade considerada ideal para que a criança entenda os conselhos do professor e consiga repetir os movimentos ensinados.

Qual a freqüência da aula de Pilates?

Pessoas que apresentam lesões são liberadas para a realização de Pilates diariamente, freqüência que pode ser afetada conforme a preferência e disposição do aluno quanto a horários e valores de aula, indicando-se que elas pratiquem estas atividades no mínimo duas vezes na semana para que possam observar seus resultados positivos.

Alunos com muita dor nas costas podem fazer aulas de pilates?

Sim. O Pilates feito corretamente tem poder de cura muito alto e com isso consegue diminuir muitas das dores na coluna.

Quais as principais doenças que o Pilates combate?

Hérnia de disco lombar, Dor nas Costas, Hérnia de disco cervical, lombalgia, cervicalgia, escoliose, hipercifose torácica, hiperlordose lombar, retificação torácica, artrodese, artrose, degeneração.

Dores Crônicas

Benefícios do Pilates pra Coluna

As aulas de Pilates para coluna são ministradas com objetivo de acompanhar e realizar os melhores exercícios da modalidade para cada objetivo, incluindo a reabilitação de lesões.

As aulas de Pilates podem ser realizadas em turmas, que devem ter até no máximo oito alunos por horário. As aulas em grupo são ótimas, pois tem a vantagem de serem mais baratas, além de que o aluno pode socializar a alargar seu círculo social e de amizades.Também sabemos que há a sensação de troca de apoio entre os alunos e de pertencer a um grupo.

Também podem ser realizadas aulas de pilates individualmente, mas somente nos casos em que o aluno realmente necessitar ou tiver vergonha de fazer aula com mais pessoas.

Pilates para Coluna

Dores e lesões na coluna levam milhares de pessoas a procurar, anualmente, aulas de Pilates que prometem lhe auxiliar na recuperação, fortalecimento e melhora na qualidade de vida. Tal promessa corresponde à verdade, entretanto há elementos a serem observados para isso.

Primeiramente há necessidade de comprometimento do aluno, visto que ele precisa participar das aulas de pilates e assim ir cada dia mais aprimorando a sua postura.

Dentre as doenças da coluna que levam pessoas a procurar o Pilates estão as escolioses, hiperlordoses e hipercifoses, ou seja, os desvios posturais em geral que se beneficiam do alongamento e exercícios de fortalecimento realizados nas aulas e que também auxiliam no relaxamento da musculatura da coluna.

A correção da postura, que inclusive compõe as exigências do Pilates, é essencial no tratamento contra dores nas costas ou mesmo as escolioses, lordoses e cifoses, principais condições físicas que levam à procura destes exercícios para coluna. A seguir vamos detalhar um pouco mais cada um deles.

Pilates para coluna: Escoliose
Condição física que afeta cerca de 3% da população ao redor do mundo, a escoliose e corresponde à alteração da estrutura da coluna, de forma a desviá-la lateralmente e decorre de má-formação ou de doenças.

O controle postural e o fortalecimento muscular são os elementos mais importantes no caso de Pilates pela coluna em razão de escoliose.

Pilates para coluna: Dor Lombar
A lombalgia é a dor na coluna na região lombar e geralmente acontece na flexão e extensão do tronco, surgindo também na inclinação lateral e a rotação as vezes.

Diariamente a coluna lombar sofre com impactos, pelo sobrepeso e pela adoção de postura incorreta, causando dores. As dores não são incomuns, também, em pessoas que passam o dia sentadas e que não realizam os necessários alongamentos no início e final do dia, assim como equipamentos de escritório corretos.

O tratamento da lombalgia por meio do Pilates ocorre com o fortalecimento dos músculos que compõem a região inferior da coluna, dos músculos abdominais e pélvicos e de alongamentos, além da correção da postura.

Pilates para Hérnia de Disco
A hérnia discal é o desgaste do disco intervertebral que leva a uma ruptura ou protuberância dentre as vértebras, causando dor e desconforto.

Ainda, em situações mais graves é possível que a hérnia limite ou até mesmo cesse os movimentos da coluna e de outros membros ligados a ela, de forma que o tratamento da hérnia de disco deve ser levado a sério e feito de maneira responsável.

Os alongamentos promovidos nas aulas de Pilates auxiliam no afastamento das vértebras, que, por sua vez, diminui a dor pela cessação do compressão da protuberância. Novamente a correção da postura e ao fortalecimento dos músculos são importantes.

Tem-se, assim, que o Pilates é de extrema importância, auxiliando na recuperação de lesões, mas também sendo aplicado a corpos saudáveis que serão ainda mais fortalecidos e cuidados por meio destes exercícios.

Ainda com dúvidas? Ligue (19) 9 8141-8962

A VOLL Pilates Studios produz tudo com carinho e qualidade para você.
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