O que é Pilates?

O Pilates oferece um conjunto de técnicas que traz benefícios em todas as fases da vida, proporcionando desde um excelente condicionamento físico até a diminuição de dores crônicas.

O que é Pilates? Para que Serve Pilates? Tudo sobre Pilates e Benefícios do Pilates

O que é Pilates? Para que Serve Pilates? Tudo sobre Pilates e Benefícios do Pilates.

Se você está querendo saber o que é Pilates, pode fazer uma aula gratuita nesse Studio, clicando aqui.

O que é Pilates? Pilates é uma atividade física de baixo impacto, realizada em equipamentos criados por um alemão, sendo extremamente prazeirosa, que ajuda na disposição, na diminuição de dores, na redução de cintura e na melhora da auto estima. Pilates alonga e fortalece ao músculos ao mesmo tempo.

Pilates pode ser feito por um idoso de 90 anos, bem como pode ser utilizado por um atleta de basquete. Os benefícios e a atuação do Pilates são muito amplas que é difícil excluir alguém de fazer.

Você pode fazer Pilates mesmo sendo um sedentário, como também pode fazer, mesmo se for um atleta. A melhor forma de entender o Pilates é experimentando Pilates.

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Para que serve Pilates? Pilates serve para quem tem doença e para quem não tem. Serve para quem busca uma atividade física e serve para quem é sedentário. Pilates serve para crianças, adultos e idosos.

Pilates serve para quem tem dores e para quem não tem. Pilates serve para quem problemas de coluna. Pilates serve para atletas. Pilates serve para tonificar a musculatura e te devolver a flexibilidade.

Quais os benefícios do Pilates?

Diminuição de dor, melhora do vigor, concentração, flexibilidade, força, consciência corporal, desempenho sexual, melhora do sono, melhora da respiração, melhora do equilíbrio, melhora da postura, diminuição de medidas.

Neste artigo nós traremos todos os detalhes sobre o Pilates. Leia até o final e entenda tudo sobre Pilates. Vamos lá?

 

PIlates Atividade Física

Pilates é uma atividade física

São inúmeras as modalidades de atividades físicas existentes e disponíveis para realização nos mais diversos locais, com ou sem o uso de aparelhos, de forma individual ou coletiva, ao ar livre ou em ambiente privativo, sendo que esta pluralidade de esportes e atividades permite que cada um analise sua rotina e objetivos e escolha aquele que lhe for mais indicado.

Dentre as modalidades de exercícios físicos que praticamente não possuem contra-indicação está o Pilates, disponível a ambos os gêneros e que se dedica ao fortalecimento muscular, dentre várias outras vantagens que serão detalhadas na sequência.

Neste artigo vamos discorrer sobre o que é Pilates, quais suas modalidades, suas características, suas qualidades, seus benefícios e assim como iremos responder às principais dúvidas sobre o que é Pilates.

 

Historia do Pilates

O que é Pilates e sua história?

O Pilates é assim intitulado em razão do nome de seu criador, Joseph Pilates, alemão que em 1920 revolucionou o que se entendia por exercícios físicos ao aliar em uma nova categoria movimentos originados nas artes marciais, na Yoga e na ginástica, utilizando-se do melhor de cada um deles e criando uma modalidade com efeitos neurológicos e físicos de extrema valia.

É estimado que hoje existam mais de mil e quinhentos tipos de exercícios de Pilates, os quais estão divididos entre as categorias desta atividade física, que possui vários subtipos.

Estes exercícios variam entre si em relação à intensidade, à força e à extensão deles, bem como ao uso de aparelhos e de quais tipos de aparelhos.

É difícil explicar ao certo tudo o que o Pilates é, pois são tantos benefícios e experiências em uma aula, que somente experimentando para entender o que queremos dizer.

Não existem grandes exigências para a prática de Pilates.

Contudo, as poucas exigências devem ser observadas de maneira rigorosa, eis que a desatenção quanto a elas pode causar efeitos negativos e contrários àqueles buscados com a prática dos exercícios, como lesões ou não apresentação dos efeitos esperados.

O professor de Pilates vai sempre te ajudar e te ensinar aos poucos, por isso, não precisa se preocupar. No começo parece difícil, mas não é.

 

Exigencias do Pilates

Mas quais são estas exigências do Pilates?

A primeira é referente à postura da coluna, cujo posicionamento é essencial para evitar lesões, assim como para a correção da postura e a execução correta dos exercícios, o que permite que estes alcancem melhores resultados.

A postura é algo que será trabalhado ao longo de todas as aulas de Pilates durante a prática dos exercícios, sendo auxiliada pelo exercício da contração muscular abdominal e pélvica.

Outra das exigências do Pilates é a realização das atividades de forma consciente e não passiva, exercitando-se o controle corporal e mental.

Assim, cada exercício realizado deverá ter seus movimentos e esforços notados pelo praticante da modalidade, que deverá evitar movimentos automáticos.

Conforme se verá mais a frente, isto influencia na melhora neurológica e auxilia no desenvolvimento da concentração e do equilíbrio humano.

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Outra exigência está ligada à respiração, cuja execução deve ser feita lentamente e conscientemente, com a inspiração do oxigênio pelo nariz e a expiração do ar boca.

Além disto, deve ser pelo diafragma ou abdômen, que corresponde à respiração realizada “pela barriga”. Estas poucas exigências são aplicadas em todas as aulas de Pilates.

Benefícios do Pilates

Agora que já sabemos o que é o Pilates está na hora de saber em maiores detalhes quais são as vantagens trazidas à saúde pela prática de Pilates.

1. Pilates é o equilíbrio entre o corpo e a mente

Conforme já demonstrado quando falamos das exigências da prática de Pilates, a consciência, controle e concentração corporal e da respiração são essenciais nos seus exercícios. Isto auxilia seu praticante a liberar sua mente e se focar apenas nos exercícios, esquecendo de seus problemas externos e diários, proporcionando paz e tranquilidade.

Assim, embora seja mais óbvio o movimento físico realizado, torna-se claro o exercício mental combinado às aulas de Pilates, o que permite a conquista do equilíbrio físico-mental do indivíduo.

2. Pilates promove Condicionamento físico

O condicionamento físico nada mais é do que a capacidade adquirida ou desenvolvida pelo corpo de realizar atividades diversas, sejam elas diárias e rotineiras ou condizentes à prática de exercícios físicos.

Esta habilidade física chamada de condicionamento é desenvolvida e aprimorada pela prática de Pilates que irá auxiliar não só na agilidade e destreza na realização de atividades diárias, mas também no rendimento em outros exercícios físicos e esportes que eventualmente sejam realizados.

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3. Pilates Fortalece os Músculos

O fortalecimento muscular não condiz apenas à tonificação muscular e à beleza, mas também é importante por auxiliar nas funcionalidades do organismo. Os músculos são responsáveis pela proteção dos ossos, das articulações e dos órgãos internos, evitam desequilíbrios do organismo, e, ainda, auxiliam no aumento da massa magra do corpo.

Este item também se relaciona ao desenvolvimento da auto-estima do praticante de Pilates que ao mesmo tempo em que cuida de sua saúde ainda torna seu corpo mais bonito e atrativo.

4. Pilates na Simetria corporal

A simetria corporal condiz ao alinhamento do corpo, que nada mais é do que a correção da postura e ao assentamento muscular sobre as estruturas ósseas e sobre as articulações. Isto também corresponde aos fatores curativos e preventivos da prática de Pilates, que pode ser utilizado para fortalecimento prévio do corpo e para tratamentos de lesões e condições físicas naturais.

5. Pilates Combate ao estresse

A liberação dos neurotransmissores endorfina e serotonina no organismo é algo que naturalmente ocorre em conseqüência da prática de exercícios físicos, garantindo a sensação de bem-estar e de felicidade do indivíduo. O Pilates não é uma exceção dentre os esportes e também libera estas substâncias e auxilia no combate ao estresse e à hipertensão.

6. Pilates ameniza os sintomas causados pelos desequilíbrios hormonais

O aumento da circulação sanguínea no corpo é interessante pelo fato de que permite que todos os nutrientes que devem ser transportados pelo fluído sejam corretamente distribuídos por todo o organismo. Neste sentido, a prática de Pilates combate as incômodas sensações decorrentes da TPM, gravidez ou da menopausa, além de possibilitar a menor percepção de dor.

7. Pilates na Incontinência urinária: tratamento e prevenção

A exigência postural do Pilates leva à contração muscular e controle dos músculos pélvicos e abdominais durante a realização dos exercícios. Assim, além da conscientização corporal ocorre o fortalecimento daqueles grupos musculares, o que auxilia na realização de tratamentos de disfunções urinárias.

8. Pilates na redução do risco de câncer de próstata

Embora não haja uma só causa do câncer de próstata, o enfraquecimento dos músculos da região pélvica está listado como uma das causas do desenvolvimento deste tipo de tumor. Assim, o fortalecimento muscular da região pélvica é um aliado na luta contra a doença.

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9. Pilates aumenta a disposição sexual

A oxigenação eficiente das células corporais e a distribuição uniforme dos nutrientes do sangue e da irrigação de tecidos auxiliam no desenvolvimento da libido, o que é combinado ao desempenho sexual que costuma melhorar em razão do fortalecimento muscular e do aumento do fôlego.

Estes, obviamente, são apenas alguns dos benefícios trazidos pela prática de Pilates à saúde e ao bem-estar das pessoas.

Dúvidas sobre a prática de Pilates

Neste tópico iremos responder às dúvidas mais recorrentes em relação ao Pilates.
Pilates Emagrece?

Pilates emagrece?

Estima-se que uma hora de Pilates leve ao consumo médio de 200 a 400 calorias.

Esta pode não parecer uma grande quantidade quando comparada a outros exercícios, entretanto, o Pilates possui a vantagem de realizar a queima de gordura mesmo quando o corpo não se encontra em movimento, posteriormente à prática dos exercícios. Isto permite que em apenas dois meses do início da prática de Pilates seja possível a eliminação de até 13% da gordura corporal.

Para além do emagrecimento, as melhoras físicas e psicológicas, como redução de dores e maior concentração, respectivamente, podem ser notadas após apenas um mês após o início destas atividades, que levam ao aumento da massa magra corporal, à diminuição da gordura e à tonificação muscular.

Pilates Define

Pilates define o corpo?

Esta é uma das principais conseqüências da prática de Pilates e também é o que atrai grande número de praticantes aos seus exercícios. O Pilates possui a capacidade de trabalhar com diversos grupos musculares, combinados ou não no mesmo exercício, o que permite a definição muscular de todos os membros exercitados, como os braços, pernas, glúteos, abdômen, além, claro, dos músculos internos, a exemplo dos pélvicos.

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Quantas Praticas na Semana

Quantas vezes por semana devo praticar Pilates?

Caso seja possível para você, dentro da sua rotina, não há contra-indicações para a realização diária de exercícios de Pilates, pois é possível se desenvolver um plano de aulas que alterne os grupos musculares exercitados diariamente.

Caso não seja possível para você a prática diária, entretanto, é indicado que as aulas/exercícios de Pilates respeitem ao menos a freqüência de duas vezes por semana. É interessante, neste caso, aliar o Pilates a outras atividades físicas que podem auxiliar nos objetivos buscados pela prática daquele.

Sobre Restrição de Idade

Há restrição de idade para a prática de Pilates?

O Pilates é uma modalidade extremamente democrática, pois não faz distinção de gênero ou idade, estando disponível a todos que possam vir a ter interesse na sua prática.

Para a primeira fase da vida a única restrição indicada pelos profissionais do Pilates é que se deve respeitar o alcance pela criança da idade mínima de oito anos, pois se considera que nesta idade ela passe a ter a consciência e discernimento necessários para entender os comandos do professor e repetir os movimentos ensinados.

Em relação às demais idades, porém, não há restrições, devendo apenas ser observadas se existem condições físicas especiais que demandem atenção diferenciada. A idade, entretanto, não é fator impeditivo ou que imponha limites, sendo que muitos idosos realizam com destreza exercícios do Pilates que jovens penam a conseguir executar.

As restrições, assim, dependem das condições pessoais do praticante da modalidade, e não da idade que possui.

Custo para Praticar Pilates

Qual o custo para a realização de aulas de Pilates?

O valor varia conforme a região do país e o tamanho da cidade, sendo influenciado pela oferta e pela procura das aulas. Também, irá variar com base na freqüência, na realização particular ou em turmas e da modalidade escolhida, de forma que as que utilizam maior número de equipamentos e equipamentos complexos tendem a ser mais caras.

Aulas de Pilates para Homens e Mulheres

Interessou-se pelo Pilates? Pois agora iremos apresentar algumas informações complementares sobre as aulas desta modalidade e como escolher as mais adequadas para você.

Importante comentar que as aulas de Pilates precisam ser realizadas em um espaço com boa estrutura e profissionais altamente qualificados, para que os alunos possam ter o acompanhamento adequado. E podemos falar que a VOLL Pilates Studios Campinas é um espaço para você praticar suas aulas de Pilates, com confiança e com uma equipe de qualidade.

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Primeiramente, conforme exposto ao longo do artigo já é inquestionável que a prática das atividades de Pilates estão disponíveis para homens e mulheres. Embora o público feminino ainda seja o que mais realiza aulas desta modalidade, os homens têm se aberto cada vez mais à esta experiência, o que se deve aos inúmeros benefícios aqui já citados.

Além disto, ressalta-se que o Pilates atua de forma preventiva, curativa e ainda de forma a complementar outras atividades físicas realizadas. Assim, em caso de atleta, os exercícios de Pilates podem auxiliar no aumento do desempenho nos outros esportes realizados, além de prevenir e curar lesões típicas deles.

Ainda, saiba que é extremamente necessário realizar uma avaliação física prévia ao início das aulas de Pilates, assim como o acompanhamento destas aulas por um profissional habilitado, geralmente com formação na área de educação física ou fisioterapia.

Este professor de Pilates será responsável pela sua segurança, conforto e correta realização dos exercícios durante a aula. O profissional sempre observará os alunos a fim de orientar como melhor realizar os exercícios, como melhorar a postura do corpo e como realizar a correta respiração dos exercícios.

São estes cuidados essenciais para que o aluno obtenha os resultados desejados com o Pilates sem se machucar ou retardar o processo em razão da adoção da postura incorreta, por exemplo.

Caso seja do seu interesse você pode agendar uma aula experimental a fim de conhecer na prática o serviço oferecido pelo estúdio e profissional, analisando a destreza e paciência do professor para dar estas aulas, a atenção dada a cada aluno (em caso de aula em grupo), bem como se os exercícios correspondem à sua expectativa.

Com estas dicas você está preparado para encontrar a melhor aula de Pilates, investindo e cuidando de sua saúde.

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Nossas aulas são indicadas para diferentes idades e também para quem busca o tratamento de dores crônicas. Além disso, o Pilates trás diversos benefícios: tonificação muscular, reabilitação, gestantes, idosos, melhorar a postura, melhorar o condicionamento, promove o emagrecimento, diminuição de dores, melhora a qualidade de vida, melhora a concentração, a produtividade e dores crônicas.

Ainda com dúvidas? Ligue (19) 9 8141-8962

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