Benefícios do Pilates

para Mulheres

Os cuidados com a saúde exigem, além de hidratação constante e o consumo de uma dieta equilibrada e fraca em produtos processados, industriais, a realização de exercícios físicos, que auxiliam na perda de gordura, no fortalecimento muscular, na aeração do sangue.

São inúmeros os exercícios físicos existentes, podendo ser feitos em locais internos, como em academias e em sua própria residência, assim como em ambientes externos, como parques e piscinas públicas.

Dentre os exercícios que têm se tornado cada vez mais populares está o Pilates, que consiste em uma técnica criada em 1920 por Joseph Pilates e se apresenta em diversas modalidades. Podem ser praticados ou não com aparelhos, sendo possível que se use tão somente a força e o peso do próprio corpo para seus exercícios, a depender da modalidade escolhida.

Apesar de oferecer atividades que podem ser praticadas por homens e mulheres, o público do Pilates é, em sua avassaladora maioria, feminino. Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre esta prática, suas modalidades, quais as vantagens trazidas às mulheres.

 

7 benefícios do Pilates para Mulheres

São inúmeros os benefícios trazidos pela prática de Pilates, pois a sua fórmula de aliar força ao equilíbrio exige concentração e esforço, gerando ótimas conseqüências ao organismo, as quais são de ordem neurológica, física, funcionais e até mesmo sociais.

A seguir iremos conhecer com mais detalhes os 7 efeitos benéficos do Pilates sobre o corpo e a mente.

1. Equilíbrio do corpo e da mente
Por ser um exercício que geralmente é utilizado sem o acompanhamento de música, sem conversas e apenas com as orientações dos profissionais que o ensinam, o Pilates auxilia no equilíbrio tanto do corpo quanto da mente, pois permite momentos de concentração, assim como a desanuviar a mente.

Além disso, utiliza-se de vários exercícios de equilíbrio em que uma posição deve ser mantida com apenas um membro no chão, ou, no caso de exercício feito no chão (de quatro) com apenas dois ou três membros em contato com o solo para apoio, o que leva ao desenvolvimento do equilíbrio físico.

2. Condicionamento físico
O condicionamento físico, que nada mais é que a capacidade adquirida pelo organismo de executar com maior competência atividades. É, por exemplo, a maior resistência para realizar corridas, com aumento de distância e diminuição do tempo.

Uma vez que as atividades do Pilates auxiliam no equilíbrio, resistência, coordenação, agilidade, força e flexibilidade, bem como a potência de cada um destes aspectos, ele é um ótimo aliado na busca a maior condicionamento físico.

3. Fortalecimento muscular
O fortalecimento muscular é outro dos benefícios do Pilates. Importante não só em relação à estética, este fortalecimento auxilia nas funcionalidades do organismo, como o bom funcionamento dos órgãos e a proteção deles pelos músculos, evita desequilíbrios musculares, protege órgãos e articulações e aumenta a quantidade de massa magra.

4. Alinhamento corporal
O Pilates também auxilia na melhora da postura corporal, pois trabalha os músculos e exige que durante os exercícios se mantenha uma postura correta, com contração muscular. O fortalecimento dos músculos propiciado pelo exercício também auxilia que eles se assentem de maneira correta na estrutura do corpo.

5. Combate ao stress
Como a grande maioria dos exercícios físicos, a prática de Pilates também é um aliado no combate ao stress, permitindo o relaxamento físico, a distração dos problemas diários e também atua na liberação de endorfina, hormônio que promove o bem estar e promove a melhor comunicação entre os neurônios, assim como seretonina, substância ligada à sensação de felicidade.

6. Ameniza os sintomas dos desequilíbrios hormonais
A partir da adolescência é comum que mulheres passem a sofrer com períodos de desequilíbrios hormonais. Na adolescência e na vida adulta isto se dá principalmente na fase que antecede o período menstrual, ou seja, na tensão pré-menstrual, popularmente conhecida como TPM. Na meia-idade, a alteração do equilíbrio dos hormônios está interligada à menopausa.

Uma vez que o Pilates promove o aumento da circulação sanguínea e do metabolismo, além de auxiliar na melhora da respiração, ela auxilia na diminuição dos desconfortos causados por essas alterações hormonais. Além disso, os hormônios citados no último item, que são liberados pela prática de exercícios como os de Pilates, agem como um analgésico natural.

7. Tratamento e prevenção da incontinência urinária
A postura e contração muscular exigidos pelo Pilates permitem não só que se tenha maior conexão ao seu corpo e controle/detecção dos processos que nele ocorrem, mas também permitem que o fortalecimento dos músculos trate de disfunções como a incontinência urinária.

 

Pilates na saúde da mulher

Com base nas qualidades da prática de Pilates acima citados, você já deve ter percebido que ele é muito importante na saúde da mulher. Todo este fortalecimento, elasticidade e proteção de órgão, articulações e ossos com certeza gera boas conseqüências no organismo, muito além do bem estar.

A prática constante de Pilates permite que se observe a retomada de funções corporais perdidas com o tempo. O combate ao stress auxilia no controle da hipertensão que, quando não acompanhada de tratamentos e mudanças de hábitos de saúde pode causar infartos ou até mesmo acidentes vasculares.

Além disso, auxilia no combate às dores por meio do fortalecimento muscular e no auxílio na melhora da postura. É por isso que o Pilates também é indicado para procedimentos pós-operatórios ou de recuperação, como em caso de hérnia de disco e disfunções lombares.

A melhora da respiração, por sua vez, combate a ansiedade e a depressão, o que também ocorre por auxiliar na socialização, o que é possibilitado pelas turmas de Pilates, onde é possível se conhecer novas pessoas com interesses parecidos e, ainda, pelo aumento da auto-estima.

 

Exercícios de Pilates para mulheres

Bom, agora que já estão comprovadas as qualidades do Pilates e sua importância na saúde feminina, está na hora de você conhecer quais os tipos de Pilates disponíveis em clínicas e academias e quais os exercícios de cada um deles.

Todas as modalidades buscam o fortalecimento muscular, assim como a melhoria da postura e da respiração.

Pilates Original
Essa modalidade segue os preceitos traçados pelo criador do esporte, Joseph Pilates, alemão que aliou movimentos da yoga, ginástica e artes marciais.

Esta modalidade é realizada no solo, com o peso e apoio do próprio corpo, além de se utilizar dos seguintes aparelhos: reformer, que é uma espécie de cama que desliza por cima de trilhos, semelhante a um remo; cadillac (ou trapézio) que se assemelha a uma maca sobreposta por uma barra de aço; e, por fim, da small barrer, um banco curvo que geralmente tem uma espécie de escada de madeira ao lado.

Possui exercícios divididos em três grupos: iniciante, intermediário e avançado.

Pilates Contemporâneo
Esta modalidade foi desenvolvida com o passar do tempo e combina as técnicas desenvolvidas pelo criador do esporte e junta a elas outros aparelhos.

Um deles é a bola suíça, que possui cerca de 65 centímetros de diâmetro e é constituída de uma grossa borracha capaz de suportar o peso humano, utilizada para alongamentos, abdominais e exercícios de equilíbrio. Outro é a overball, que é uma bola menor e macia que pode ser segurada com uma mão.

Por fim, o Pilates contemporâneo também faz uso de faixas elásticas e de halteres. Enquanto aquelas são faixas de resistência utilizadas para alongamentos e exercícios de força, os halteres adicionam peso ao exercício e maior esforço muscular.

Além disso, esta modalidade de Pilates, diferente da anterior, não é dividida em setores de exercícios conforme a experiência do aluno no esporte, mas permite a combinação de exercícios em diferentes sequências que respeita o limite de cada um.

Pilates Funcional
Este tipo de Pilates tem por prioridade as características físicas individuais de cada praticante e seus objetivos, oferecendo uma série de exercícios personalizados. Parecido em alguns aspectos com o Pilates contemporâneo, ele se diferencia ao aumentar a freqüência cardíaca e ao aliar exercícios aeróbicos.

Busca desenvolver a agilidade do praticamente, aumentando de progressivamente a intensidade de cada exercício.

Pilates Aéreo
Esta modalidade de Pilates se assemelha muito, visualmente, aos exercícios de atividades circenses, pois é realizado de forma suspensa e permite um belo espetáculo.

O Pilates aéreo exige que o praticante esteja totalmente ou parcialmente suspenso e em razão do balanço proporcionado pelas faixas suspensas exige equilíbrio e força. Esta modalidade é conhecida por ser divertida e não rotineira, sendo indicada principalmente para quem busca o esporte para a definição muscular.

Power Pilates
Esta modalidade não permite descanso entre as séries de exercício, sendo muito mais exigente em relação à energia, promovendo o aumento da circulação sanguínea e dos batimentos cardíacos sendo, portanto, mais cansativa, porém muito eficiente na queima calórica.

Substitui, de maneira muito satisfatória, a prática de musculação tradicional em academias e pode ser praticado em qualquer lugar.

NeoPilates
O NeoPilates é a mais moderna das categorias do esporte e é indicada para o fortalecimento muscular, a flexibilidade, equilíbrio e a queima de calorias, tendo por conseqüências o emagrecimento e a tonificação muscular.

Criado no Brasil, ele alia técnicas do Pilates tradicional, contemporâneo e aéreo, além de trazer novos aparelhos como cama elástica, slackline (faixa elástica ou de tecido fixada entre dois pontos que devem ser percorridos pela pessoa, exigindo o equilíbrio e o uso de força abdominal e nas pernas).

Também trouxe para o Pilates o disco de propriocepção, que é uma espécie de disco plano fixado em cima de uma base arredondada no qual o esportista deve subir e se manter em pé ou realizar agachamentos.

 

Dúvidas mais freqüentes no Pilates para mulheres

As principais dúvidas em relação ao Pilates para mulheres serão respondidas a seguir, permitindo sua segurança e confiança neste método.

Pilates emagrece?
O emagrecimento é uma das principais causas de busca da prática de esportes e de suas inúmeras modalidades por mulheres.

Apesar de a prática deste esporte queimar entre 200 e 400 calorias por sessão de uma hora, o que não é uma grande quantidade de calorias quando comparado a outros esportes, é comprovado que a prática constante de Pilates em cerca de dois meses permite a diminuição de 13% da gordura corporal, embora seja possível se notar diferenças a partir de um mês de atividade.

Isto se deve ao aumento do metabolismo e da massa magra e na formação de músculos, que promove a queima de gordura mesmo quando durante os dias de descanso.

Pilates define o corpo?
Sim! A prática de Pilates é responsável por tonificar músculos e desenvolvê-los, de forma que seus exercícios permitem a definição das pernas, dos braços, dos glúteos e do abdômen.

Todos os exercícios que exigem o equilíbrio do praticante também necessitam que ele atribua o uso de força. Como seus exercícios são atribuídos a grupos musculares, todos eles serão abrangidos.

Some-se a isso que o Pilates permite o fortalecimento de músculos internos e de maior dificuldade de exercício, como os pélvicos e o encaixe abdominal.

 

Aula de Pilates para Mulheres

São inúmeras as clínicas e academias que oferecem Pilates e suas diversas modalidades. Geralmente ministradas por fisioterapeutas ou profissionais do ramo das atividades físicas, é possível encontrar aulas particulares ou em grupo.

No caso de aulas em grupo, vários lugares oferecem aulas em que turmas são divididas conforme a idade. Ainda, há turmas mistas, com homens e mulheres, e unissex, com apenas um dos gêneros.

Além disso, as aulas de Pilates para mulheres podem ser realizadas em qualquer horário do dia, trazendo os mesmos benefícios, independente do período em que serão realizadas, cabendo à aluna definir os melhores horários com base na sua rotina e a necessidade de estimulação do corpo em determinados períodos do dia.

Pilates quantas vezes por semana?
As vantagens trazidas pela prática de Pilates e suas qualidades sobre a beleza e bom funcionamento do corpo dependem da freqüência com que será realizada.

É possível, por exemplo, que você pratique estas atividades diariamente, pois o esporte trabalha com exercícios de grupos musculares que são alternados, sem que isso prejudique os resultados ou o correto funcionamento dos exercícios.

Porém, em caso de contusão muscular ou dores em razão da má postura na realização dos exercícios é necessário se suspender temporariamente sua prática. Ainda, é importante que se considere o grau de destreza do aluno na prática de exercícios. Caso o aluno seja sedentário até então, indica-se que a freqüência dos exercícios e sua intensidade aumentem gradativamente.

Por isso é importante que você esteja acompanhada por um profissional habilitado que possa lhe dar a atenção que você merece na prática destes exercícios, pois ele irá observar a postura e a forma com que você está realizando as atividades, assim como irá lhe auxiliar na correção e no maior proveito delas.

Caso sua rotina não lhe permita resguardar um tempo diário (meia hora a uma hora) para a prática de Pilates, não há problema. Você pode realizar as aulas em dias alternados, devendo ser realizadas ao menos durante duas vezes durante a semana.

Mulheres de quais idades podem praticar Pilates?
O Pilates é indicado para mulheres de todas as idades, até mesmo criança e idosas. Para crianças e adolescentes este tipo de exercício é importante para o desenvolvimento correto da postura. Para adultos, auxilia no fortalecimento muscular, elasticidade e flexibilidade. Já para os idosos ele oferece exercícios mais simples de movimentação, que beneficiam a longevidade.

Pessoas com restrições podem praticar Pilates?
Conforme indicado acima, o Pilates auxilia na recuperação e cirurgias e de lesões, devendo ser devidamente acompanhado por um profissional. É, portanto, um exercício preventivo e de reabilitação. Indica-se a realização de uma avaliação física antes de iniciar as atividades de Pilates, principalmente quando se trata de pessoa com restrição física.

É possível que mulheres grávidas pratiquem Pilates?
A resposta é novamente positiva, pois o Pilates auxilia o período gestacional e prepara a futura mamãe para a realização do parto.

Os exercícios deste tipo de esporte fortalecem o cinturão abdominal, auxiliando no conforto da criança e da gestante, além de auxiliarem na manutenção da postura ante o aumento de peso da barriga que ocorre com o avanço da gestação.

Além disso, permitem maior qualidade de sono, controle no ganho exagerado de peso, melhor respiração e circulação sanguínea, importante para gestantes que sofrem de pressão baixa. Também, o fortalecimento dos músculos pélvicos auxilia no controle da zona pélvica pela mulher para a realização do parto, sendo que a recuperação póstuma do organismo tende a ser mais rápida.

Gestantes devem procurar profissionais que ofereçam aulas de Pilates destinadas especialmente a elas, com exercícios próprios para a condição física pela qual estão passando, sendo que há atividades indicadas para cada trimestre da gravidez.

As mulheres precisam de um acompanhamento especializado, principalmente estiver grávida, e por isso é importante praticar Pilates em um local que se atenda as suas necessidades. A VOLL Pilates Studios é o local perfeito para prática de Pilates para mulheres em Campinas.

 

O poder do Pilates para Mulheres

Indiscutivelmente o Pilates tem muito poder sobre a saúde e o bem-estar das mulheres, pois auxilia no desenvolvimento corporal, postura, age contra dores e mau formações, recuperação e previne o envelhecimento e conseqüências físicas ligadas ao desgaste, à perda óssea e alterações estruturais.

Além disso, com seu poder sobre os hormônios tipicamente femininos, o Pilates promove o bem-estar, o aumento da auto-estima e a sociabilidade de suas praticantes.

Conforme demonstrado pelos diversos itens citados neste artigo o Pilates é um esporte indicado para as mais diversas idades e condições, incluindo gestantes, idosas, atletas, adolescentes, entre outras.

 

Pilates para mulheres em Campinas

Você, mulher campinense, que está enjoada das academias tradicionais ou nunca se adaptou a elas, porém sabe dos benefícios trazidos pela prática de exercícios físicos tanto para a estética quanto para a saúde, porém se interessou por este esporte, irá encontrar a seguir dicas para encontrar clínicas ou profissionais de Pilates para mulheres em Campinas.

Previamente à escolha de quem será seu professor ou professora de Pilates você deve estabelecer suas prioridades, analisando se o que você procura com maior intensidade o emagrecimento, o fortalecimento, o auxílio na gravidez ou ainda a recuperação após a realização de cirurgia ou em razão de doença.

A delimitação destas prioridades lhe auxiliará a reconhecer qual a modalidade de Pilates mais indicada para você e na busca dos profissionais que ofereçam uma das cinco categorias existentes no esporte.

A partir daí você poderá buscar um local que ofereça aulas dadas por profissionais capacitados para ensinar Pilates, condizente à modalidade escolhida, os quais geralmente possuem formação em educação física e especializados neste esporte e fisioterapeutas.

Para encontrar um profissional você poderá fazer pesquisas na internet e pedir indicações para amigos ou conhecidos.

É muito importante que se analise a estrutura do local e a qualidade dos aparelhos, assim como se busque informações sobre outras alunas e o resultado efetivo alcançado com a prática deste esporte.

Além disso, é essencial que você analise quantas pessoas são acompanhadas em cada aula de Pilates, no caso de realização delas em grupo, pois o número de alunas influencia a atenção dedicada a cada uma. Como a postura e a contração abdominal são elementos indissociáveis do Pilates a observação e acompanhamento detalhado pelo profissional faz toda a diferença nos resultados alcançados.

Outra atitude interessante na contratação de uma clínica, academia ou estúdio especializado em Pilates para mulheres em Campinas é se marcar uma aula experimental, oferecida pela maioria dos estabelecimentos.

Estas aulas, que geralmente são oferecidas gratuitamente dentro de um dia ou semana, permitem que você analise se aquela modalidade é a indicada para você, assim como lhe permitirá observar o professor ou professora em prática, qual a atenção dada, os cuidados com o uso correto dos aparelhos e a manutenção da postura e contração muscular.

Observe também as taxas de matrícula, a mensalidade e o número de aulas oferecidas por este valor.

Também, analise a distância do local das aulas de sua residência, pois estudos indicam que quanto maior a distância entre a residência e a academia contratada pelo aluno maior também serão as chances de desistência da prática de exercícios ou de menor comparecimento. Quando o assunto é prática de atividades físicas se deve fazer o possível para burlar a preguiça.

Com todas estas dicas você está completamente preparada para encontrar a melhor clínica de Pilates para mulheres em Campinas, investindo no seu bem-estar e saúde, o que lhe permitirá curtir a vida de maneira plena.

Ainda com dúvidas? Ligue (19) 9 8141-8962

A VOLL Pilates Studios produz tudo com carinho e qualidade para você.
Visite nosso studio e agende uma aula de pilates gratuitamente.

Rua Tiradentes, 777 – Vila Itapura – Campinas/SP