Benefícios do Pilates

para Homens

Exercícios físicos são, sem sombra de dúvida, algo necessário para uma vida saudável, pois aumentam a circulação sanguínea, melhoram a estrutura muscular, auxiliam os órgãos e, além disso, permitem a sensação de bem estar mediante a liberação de hormônios como endorfina e serotonina, de forma que são indispensáveis à saúde.

São variados os tipos de exercícios físicos existentes, os quais incluem esportes coletivos, individuais, exercícios com aparelhos, como musculação, exercícios aeróbicos que aumentam a freqüência cardíaca e a queima de gordura e desenvolvimento de massa magra. Dentre estes, uma das técnicas que tem se tornado cada vez mais comum é o Pilates.

O Pilates foi criado na década de 1920 Joseph Pilates, um alemão que aliou exercícios de força e equilíbrio advindos da Yoga, artes marciais e ginástica, porém foi nas últimas décadas que ele se disseminou com maior força e se tornou uma ótima opção de exercício físico, pois além de várias modalidades auxilia não só na estrutura física, mas também a neurológica e emocional.

Estas modalidades variam em razão da utilização de aparelhos, da intensidade e da forma como são realizadas, sendo que todas se baseiam, primordialmente, nas técnicas de seu criador, que são cada vez mais desenvolvidas e adaptadas, permitindo uma gama de opções ao atleta que pretende se utilizar de seus exercícios.

O Pilates é baseado em seis princípios, que incluem a respiração, concentração, controle, centro, fluidez e precisão.

Embora as mulheres sejam as praticantes mais comuns do Pilates, ele também é disponível para homens que procuram fortalecimento, melhora da postura, segurança na prática de exercícios e até mesmo exercícios de recuperação.
Apesar de ainda haver muito preconceito dos próprios indivíduos do sexo masculino na realização de esportes deste tipo, por ser considerado por alguns, de forma errônea, como exercícios leves e fracos, é cada vez mais comum que eles driblem este tabu e busquem a prática de Pilates.

Neste artigo citaremos várias das qualidades e benefícios trazidos por este tipo de exercício, assim como suas modalidades e, ainda, como encontrar aulas de Pilates para homens em Campinas.

5 benefícios do Pilates para Homens

Conforme brevemente exposto, são variados os benefícios proporcionados pela prática de Pilates. Veja a seguir iremos 5 destes benefícios para homens e como este esporte pode trazer inúmeras vantagens ao organismo.

1. Combate ao estresse
Uma das conseqüências positivas da prática de Pilates é seu efeito no combate ao estresse, o que também é uma das características da grande maioria dos exercícios físicos.

Em relação ao Pilates, esta luta contra o estresse se dá pelo relaxamento físico e a distração dos problemas diários durante a prática de seus exercícios, que exigem grande concentração e equilíbrio e, portanto, agem de forma a desanuviar a mente e afastar problemas diários durante sua execução.

Além disso, a prática atua na liberação de duas substâncias muito especiais ao corpo humano: a endorfina, hormônio que tende a melhorar a comunicação entre os neurônios e, portanto, no aumento do bem-estar físico e mental, e a serotonina, outro neurotransmissor que geralmente é associado à sensação de felicidade, além de auxiliar em grande escala no desenvolvimento da memória, atenção, e regularização do sono.

2. Tonificação muscular
Muitos buscam praticar aulas de Pilates justamente porque sua prática regular permite a tonificação muscular.

Neste ponto, devemos retomar o tabu que considera este esporte fraco, frágil ou fácil, pois, diferente desta lenda, o Pilates, em verdade, exige além de concentração, que o seu praticante realize exercícios pautados no equilíbrio corporal que, consequentemente, leva ao uso da força.

Portanto, não se engane: não são incomuns dores musculares devido ao cansaço dos músculos após a prática de uma aula deste esporte, seja em razão do desenvolvimento inicial dos músculos ou, ainda, pelo aumento de intensidade das atividades realizadas com o passar do tempo.

A tonificação muscular adquirida pela prática de Pilates se dá pelo fato de que este trabalha diversos grupos musculares por meio da repetição de exercícios, os quais podem ser em movimento ou simplesmente uma posição que exige o trabalho dos músculos para sustentá-la (o que pode levar àquela sensação de tremor pelo esforço).

3. Condicionamento físico
Os exercícios de Pilates trabalham de forma a desenvolver o equilíbrio, a resistência, a coordenação, a flexibilidade, a força e a agilidade, cujos níveis vão sendo cada vez mais avançados.

É em razão desta combinação destes aspectos que ele propicia o condicionamento físico, ou seja, permite que atividades do dia a dia ou esportivas sejam realizadas com maior destreza e facilidade. Aliás, é em razão isto, também, que o Pilates é um ótimo exercício a ser combinado com atividades aeróbicas ou esportivas, pois desenvolve a coordenação junto à força ao mesmo tempo em que previne e trata de lesões.

4. Redução do risco de câncer de próstata
O câncer de próstata é um dos tipos de tumores que mais afetam aos homens, sendo que no Brasil ele é o segundo mais comum dentre os homens, estando atrás, apenas, do câncer de pele.

Além de exames preventivos há exercícios, a exemplo do Pilates, que podem auxiliar na prevenção desta doença.

Isto ocorre pelo fato de que uma das causas do câncer de próstata é a deterioração da musculatura do assoalho pélvico, de forma que o fortalecimento muscular alcançado pelo Pilates não se dá apenas externamente, mas também em músculos internos, ele se torna uma ótima forma de se exercitar e evitar doenças deste tipo.

5. Aumento da disposição sexual
Esta vantagem não é exclusiva dos homens, pois o Pilates também auxilia no aumento da disposição sexual para mulheres. A oxigenação das células corporais permitida pelas atividades desta técnica facilita a distribuição de sangue e hormônios no organismo, o que auxilia na libido.

Além disto, os exercícios de fortalecimento muscular (inclusive na região pélvica) permitem que se note, além da maior disposição sexual, o aumento do desempenho do indivíduo.

Não esqueça que o espaço para a prática das atividades é importante, por isso citamos um espaço de referência em Campinas, que é o VOLL Pilates Studios, que conta com uma excelente estrutura e profissionais qualificados.

Modalidades de Pilates

São várias as modalidades de Pilates que são oferecidas em estúdios, academias e clínicas, sendo que todas elas procuram permitir o fortalecimento muscular, o equilíbrio e a melhora na postura, embora se utilizem de aparelhos, técnicas e intensidade próprias de cada uma. Ademais, todas elas respeitam a base apresentada pelo criador do Pilates, implementando-a e a alterando em alguns aspectos.

Pilates Original
Esta primeira modalidade é exatamente aquela criada por Joseph Pilates na década de 1920, quando ele aliou técnicas de diversas naturezas que tinham por característica principal a exigência do uso da força, concentração e equilíbrio.

Nesta modalidade são utilizados aparelhos, assim como o próprio peso do e apoio do corpo. Utiliza-se do reformer, trapézio (também chamado de cadillac) e da small barrer, que são equipamentos essenciais para qualquer aula de Pilates. Ainda, seus exercícios são divididos conforme a destreza e conhecimento no esporte, sendo eles o iniciante, o intermediário e o avançado.

Pilates Contemporâneo
Esta técnica surgiu da combinação entre o Pilates Original e outros aparelhos que foram surgindo com o tempo, sendo que muitos deles (como as faixas elásticas e a overball) já eram utilizados para tratamentos realizados por meio da fisioterapia, além de halteres, que são velhos conhecidos das academias de musculação.

Outra diferença desta modalidade é que, ao contrário do anterior, não exige uma evolução pra prática para que se realizem certos exercícios. Ele propicia, assim, que o praticante, mesmo no começo, realize vários tipos de exercícios combinados de formas variadas, sendo que cada um deles respeita os limites do praticante e a intensidade por ele suportada.

Pilates Funcional
Aqui há a individualização da prática, ou seja, seus exercícios são realizados de forma personalizada, levando em conta os objetivos de cada um de seus participantes e combinando diferentes técnicas.

São conhecidos por aumentar a freqüência cardíaca por aliar exercícios aeróbicos com as técnicas clássicas de Pilates, sendo que suas atividades têm intensidade que progride junto ao desenvolvimento do aluno.

Pilates Aéreo
Aqui estamos diante de uma modalidade de Pilates que lembra, em larga escala, exercícios circenses, pois são feitos com o auxílio de faixas elásticas e coloridas que mantêm o atleta em suspensão parcial ou completa. Apresenta resultados mais rápidos na definição muscular, aliando a isto muita diversão, pois suas sequências não são rotineiras.

Power Pilates
O Pawer Pilates tem como principal característica o fato de não permitir descanso entre as séries de exercícios musculares, o que exige mais energia e promove, de forma mais intensa que os demais, o aumento do batimento cardíaco e da circulação sanguínea. Também apresenta melhores taxas de queima calórica.

NeoPilates
Este é a mais moderna das modalidades de Pilates. De origem brasileira, o Neopilates alia técnicas características de outras três formas do esporte: o Pilates Tradicional, o Contemporâneo e Aéreo.

Também se utiliza de aparelhos diferenciados, que incluem slackline, cama elástica, o disco de propricepção (plataforma fixa sobre uma base condizente à meia bola sobre o qual o atleta deve se equilibrar).

5 principais exercícios de Pilates para Homens

Logo de início você já foi avisado de que o Pilates, diferente do que muitos pensam e propagam, não é um exercício fácil ou leve, exigindo força de inúmeros músculos, seja dos braços, abdômen, pernas, pélvicos ou dos glúteos, sendo que na grande maioria das vezes os exercícios exigem que dois ou mais grupos musculares façam força concomitantemente.

A seguir vamos apresentar 3 dos exercícios mais comuns de serem praticados por homens que fazem aulas de Pilates, bem como os grupos musculares trabalhados em cada um deles.

Plank No Reformer
Este exercício trabalha músculos do corpo inteiro e, por causa disto, exige muita concentração e força do praticante, de forma que, no Pilates Original, é realizado a partir do nível intermediário. É um exercício muito utilizado para tonificar músculos.

Pull Up
No Pilates Original este exercício é indicado para pessoas que já estejam passando do nível intermediário para o avançado. Seu trabalho se concentra nas mãos, ombros e braços, ou seja, nos membros superiores, assim como exige força abdominal.

Alongamentos
É possível corrigir a postura, melhorar os movimentos e se livrar de dores com a realização de alongamentos próprios do Pilates, dentre eles o alongamento de coluna e de cadeia posterior.

Dúvidas mais frequentes no Pilates para Homens

Você se interessou pelo Pilates, porém ainda possui dúvidas? Fique tranqüilo! A Seguir iremos responder às principais dúvidas quando o assunto é Pilates para Homens!

Quais as exigências do Pilates?
As exigências do Pilates são simples. As aulas mais tradicionais, como a Original e a Contemporânea exigem silêncio durante as aulas, para estimular a concentração do aluno. A concentração é essencial para qualquer uma das modalidades, pois sem ela o equilíbrio será impossível!

Além disso, alguns exercícios, como os realizados no solo, exigem a contração abdominal e da pélvis, que é uma forma do aluno controlar seus esfíncteres, cuja consciência deles é desenvolvida. A postura é de importância ímpar no Pilates, de forma que o professor sempre deverá observar a coluna e o encaixe da pélvis na execução dos exercícios.

A respiração também é importante, devendo ser diafragmática, também conhecida como abdominal, que nada mais é que a respiração que leva o ar até a barriga. Além disso, sempre se deve inspirar o oxigênio pelo nariz e expirar o ar pela boca, movimento realizado de forma pausada e consciente.

Posso praticar Pilates em casa?
Esta é uma resposta que deve ser dada com cautela, pois sua afirmação é realizada com ressalvas.

É possível realizar os exercícios de Pilates em casa, principalmente aqueles que dispensam aparelhos ou se utilizam de aparelhos mais simples, como a Bola Suíça. Contudo, apesar de existir diversos vídeos contendo exercícios desta prática, você só os deve fazer em casa caso já tenha experiência anterior ou contemporânea de aulas acompanhadas por um profissional.

Isto se deve ao fato de que a postura para os exercícios deve estar correta, o que você desenvolverá e aprenderá com o professor, como o controle abdominal, postura da coluna e encaixe pélvico acima citado. Assim, caso você já tenha este conhecimento ou tenha sido liberado por um profissional do Pilates, poderá repetir os exercícios em casa.

Pilates quantas vezes por semana?
Os resultados físicos e neurológicos causados pelo Pilates dependerão principalmente da qualidade com que são feitos, sua intensidade e sua freqüência.
Não há qualquer contra-indicação para que exercícios de Pilates sejam realizados diariamente. Agora, caso isto não seja possível em razão de sua rotina ou em razão do valor das aulas, você poderá realizar os exercícios com menor freqüência. Indica-se que sejam realizados no mínimo por duas vezes por semana, podendo ser feitos de maneira alternada.

Posso me machucar praticando Pilates?
Infelizmente, sim! O exagero em alguma extensão, na intensidade dos exercícios (quando seu organismo ainda não estiver preparado para isso), ou a adoção de postura errônea durante o Pilates pode causar lesões e, consequentemente, dores.
Novamente se evidencia a necessidade de acompanhamento profissional, ao menos até que se alcance conhecimento nas práticas e posturas, quando da prática de Pilates.

Homens de quais idades podem praticar Pilates?
O Pilates pode ser praticado em todas as fases da vida, o que inclui crianças, jovens, adultos e idosos, pois ele possui inúmeros exercícios que podem ser mais ou menos indicado para cada fase e traz benefícios a todos, mesmo com atividades menos intensas, porém frequentes.

Especialistas indicam que crianças só devem passar a praticar o Pilates a partir dos 8 anos, quando já possuem maior capacidade de concentração e de entender exatamente as instruções do professor sobre como o exercício deverá ser realizado.

Pessoas com restrições podem praticar Pilates?
Além de prevenir e fortalecer os corpos, o Pilates também presta auxílio na recuperação após a realização de cirurgias ou o sofrimento de lesões. Conclui-se, assim, que ele tem propriedades preventivas e recuperativas.

O Pilates é indicado apenas para homens de apresentem lesões?
Ora, é claro que não! O Pilates previne a ocorrência de lesões, podendo ser utilizado como um complemento a outras atividades físicas, como esportes coletivos, corridas, etc. Além disso, ele permite a tonificação dos músculos, melhora da postura, condicionamento físico e muito mais.

Portanto, esteja você lesionado ou não, o Pilates pode ser um grande aliado!

Pilates é caro?
Isto depende de cada cidade, o número de profissionais que oferece aulas de Pilates e, ainda, da freqüência das aulas. Geralmente seu custo mensal é a partir de R$ 100,00.

Aula de Pilates para Homens

O desenvolvimento corporal, correção da postura, recuperação de lesões, prevenção do envelhecimento precoce (e suas conseqüências, como desgaste ósseo), fortalecimento e desenvolvimento de condicionamento físico são apenas alguns dos fatores positivos da realização de exercícios do Pilates.

São inúmeros, hoje, os espaços que oferecem aulas de Pilates, sendo que eles são destinados a homens e a mulheres. Estas aulas poderão ser feitas de forma coletiva, geralmente até quatro pessoas, de forma unissex ou não e, ainda, de maneira individual, quando o aluno terá toda a atenção do professor especialmente para ele.

A seguir iremos lhe auxiliar a encontrar as melhores aulas de Pilates para homens em Campinas, com dicas sobre como escolher um local, profissional, qual o tipo de aula mais é indicada para você e muito mais.

Pilates para Homens em Campinas

Campinas, como uma das maiores e mais importantes cidades do estado de São Paulo, é um centro de circulação de pessoas e prestação de serviços e, em razão disto, oferece inúmeros estabelecimentos e profissionais das mais diversas áreas, permitindo o poder de escolha do consumidor de forma mais ampla.

Com o Pilates isto não é diferente, pois existem inúmeros estúdios, clínicas e academias que oferecem Pilates para homens em Campinas, o que demanda, também, que o aluno pesquise qual é a mais adequada para seus objetivos.

Para tanto, antes de procurar qualquer profissional ou local que ofereça aulas de Pilates, você deverá saber quais são as suas prioridades com a prática de Pilates, por exemplo, se ele se destina ao fortalecimento e à prevenção ou à cura, à tonificação e emagrecimento ou ao alongamento e conserto da postura.

Além disso, você também deverá analisar se prefere fazer aulas particulares de modo individual ou se deseja realizar aulas em grupo. Caso você tenha dificuldades de concentração, talvez você deva procurar aulas individuais; agora, se a presença de outras pessoas não afeta seu foco e, ainda, caso você procure interação social com outros alunos, você é indicado para uma aula coletiva.

A partir deste ponto, quando já estão traçadas suas expectativas, você poderá começar a busca por um local que ofereça aulas de Pilates com profissionais especializados no esporte, os quais geralmente são educadores físicos ou fisioterapeutas. Com o uso dos objetivos traçados anteriormente eles também poderão lhe auxiliar na escolha de qual é a modalidade mais indicada para você.

Também é necessário que você analise a estrutura do local em que são oferecidas as aulas de Pilates, os aparelhos e sua qualidade e nível de deterioração.

Em caso de aula coletiva, é importante que você tenha conhecimento de quantos alunos são auxiliados em cada aula, pois a atenção do professor, principalmente quando o aluno é iniciante, é determinante para o sucesso e segurança dos exercícios. O profissional responsável pelas aulas deve, portanto, dedicar atenção a cada um dos atletas, corrigindo, se necessário, movimentos errados ou postura incorreta.

Uma forma de se conferir todos estes aspectos é pelo agendamento de uma aula experimental, que geralmente é oferecida pelas clínicas, estúdios ou academias. Oferecidas de forma gratuita, elas lhe permitirão obter conhecimento prático de como são ministradas as aulas e se esta modalidade corresponde ao que você buscava.

Outro fator muito importante é a distância percorrida entre sua residência e o local em que serão realizadas as aulas. Os profissionais são unânimes ao afirmar que a distância é diretamente proporcional à possibilidade de os alunos desistirem das aulas ou que eles as realizem de maneira esparsa, deixando de comparecer em várias delas. Portanto, cuidado com a preguiça!

Todas estas dicas irão lhe auxiliar a encontrar a melhor aula de Pilates para homens em Campinas, permitindo que você desfrute deste interessante e produtivo método que é capaz de proporcionar inúmeras qualidades.

Ainda com dúvidas? Ligue (19) 9 8141-8962

A VOLL Pilates Studios produz tudo com carinho e qualidade para você.
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