Aula de Pilates em Campinas

Aula de Pilates em Campinas

Buscando por aula de pilates em Campinas? Você chegou ao lugar certo. Neste texto iremos explorar aonde encontrar aula de pilates em Campinas e também os valores, como funciona e onde encontrar um Studio de Pilates.

Se você digitar no google “Aula de Pilates Campinas” vai descobrir que existem vários Studios de Pilates, mas qual será o mais indicado para você?

Ao longo deste post iremos abordar com detalhes o que você está procurando, mas se estiver com muita pressa e quiser exatamente agora agendar aula de pilates gratuita em Campinas, basta clicar aqui e agendar.

O Pilates tem se tornado cada vez mais comum, eis que o método garante inúmeros resultados positivos e pode ser praticado por todas as idades. A seguir iremos conhecer um pouco mais sobre esta prática, bem como suas qualidades e benefícios, tirar suas principais dúvidas e, ainda, auxiliá-lo a encontrar aulas de Pilates em Campinas.

 

O que e pilates

O que é Pilates?

O Pilates é uma técnica criada em 1920 pelo alemão Joseph Pilates que aliou em um único método movimentos provenientes da ginástica, das artes marciais e da Yoga, desenvolvendo uma nova modalidade que possui efeitos neurológicos e físicos extremamente importantes ao bem-estar do indivíduo.

O que e pilates

Estima-se que existam mais de mil e quinhentos tipos de exercícios de Pilates, os quais possuem variação de intensidade, força e extensão e, ainda, variam quanto à necessidade de utilização ou não de aparelhos para sua execução. Muitos dos exercícios irão requerer que sejam utilizados equipamentos auxiliares, enquanto outros serão realizados apenas com o peso do próprio corpo.

Um dos aspectos do Pilates que mais chama a atenção, além dos resultados e da pluralidade dos exercícios é aquele condizente ao respeito dos profissionais deste método às capacidades, às necessidades e aos limites de cada indivíduo, de forma que a escolha das atividades levará em conta características pessoais do aluno.

As exigências do Pilates para sua execução não são complicadas ou de difícil alcance, mas devem ser seguidas a risca. Primeiramente, dever-se-á adotar a correta postura da coluna, cujo posicionamento correto será ensinado e observado pelo professor em todas as aulas de pilates; também, é necessário a respiração correta durante todo o exercício, mas fique tranquilo, pois o Instrutor sempre vai te lembrar disso.

Além disto, deve-se observar cada movimento com cuidado, pois no Pilates não é possível ou indicado que os movimentos sejam executados de maneira passiva ou automática, sem raciocínio quanto ao que se está fazendo. Assim, cada mínima movimentação deve ser consciente e precisa, com rigorosidade técnica.

As técnicas utilizadas na aula de Pilates foram se aperfeiçoando ao longo dos anos e por isso iremos explicar as duas formas mais comuns de Pilates:

 

Modalidades do Pilates

Modalidades de Pilates e Tipos de Pilates

Primeiramente, cabe ressaltar que todas as modalidades de Pilates têm por objetivo o fortalecimento muscular, desenvolvimento de equilíbrio e a melhora da respiração, de forma que todas seguem à risca os princípios do método conforme traçados pelo seu criador.

Ambas também produzem os mesmos benefícios e resultados, mudando apenas a forma como a aula é conduzida, por isso, veja qual mais lhe atrai e desfrute!

Se você está procurando aula de pilates em Campinas, clique aqui e agende gratuitamente no melhor horário.

O endereço do Studio é: Rua Tiradentes, 777 – Campinas
Telefone para agendar aula gratuita: (19) 9 8141-8962

 

Pilates Individual ou em Dupla

Pilates Individual ou Dupla

Praticando por indivíduos que não desejam fazer aula de pilates com outros clientes ou tem uma necessidade especial mais acentuada e precisam de atenção 100% dedicada o tempo todo.

Nossa aula de Pilates VIP conta com um espaço exclusivo, para aqueles que buscam uma aula de pilates em Campinas totalmente diferenciada e exclusiva (1 instrutor para no máximo 2 alunos) ou ainda para aqueles clientes com uma patologia severa ou idoso com muita debilidade. Nossa aula VIP CLASS tem exercícios nos quatro equipamentos de Pilates: Reformer Tower, Step Chair, Cadillac e Barrel.

Importante deixar claro que clientes com dores ou patologias não precisam necessariamente fazer aula VIP. Atualmente, quase 50% dos nossos alunos da aula de grupo tem dores ou alguma doença e o Pilates tem ajudado muito nos seus objetivos, por isso tenha em mente que mesmo com dores ou patologia, você pode fazer aula em grupo sim!

 

PIlates em Grupo em Aparelhos

Pilates em Grupo em Aparelhos

Vem dos Estados Unidos e é a metodologia de pilates mais praticada no mundo todo. São aulas de pilates para até 6 alunos, na qual cada cliente tem seu próprio equipamentos durante a aula e com isso consegue ter um aproveitamento muito maior que uma aula convencional.

Na aula de pilates em grupo o cliente tem atenção individual, mas está em um ambiente divertido com outras pessoas praticando exercícios do método Pilates em aparelhos modernos e na maioria das vezes pagando um único valor e realizando quantas aulas de Pilates quiser (todos os dias).

Nas aulas de Pilates em Campinas, pelo menos no nosso Studio, a grande sensação é o Pilates em grupo, que representa quase 95% de todos os nossos clientes na atualidade, por proporcionar aulas mais dinâmicas e proveitosas, visto que não temos muitas interrupções ou troca de posição.

Para quem está buscando uma vida mais saudável, tanto a aula de Pilates em Grupo como a aula VIP oferecem uma gama enorme de possibilidades, de uma forma leve e descontraída. O Instrutor é muito importante, pois precisa ter formação adequada e treinamento contínuo.

Aula de Pilates Campinas – Agendamento imediato com primeira aula gratuita.

O objetivo da aula de pilates em grupo é que todos os alunos sigam o mesmo comando do Instrutor com um padrão de movimento simultâneo. Isso facilita a correção do professor, bem como a sua atenção e a perfeição do movimento.

Além dos benefícios do pilates individual, o pilates em grupo ganha na socialização dos clientes e também ganha ainda mais no trabalho cardiovascular, por ter menos pausas do que aulas individuais.

Benefícios do Pilates

São diversos os benefícios em uma aula de Pilates, conforme se verá a seguir.

1. Equilíbrio entre mente e corpo

A concentração e a respiração exigidas na aula de Pilates auxiliam que seu praticante esvazie a mente e encontre paz ao mesmo tempo em que se beneficia dos aspectos físicos dos exercícios.

Com exercícios de equilíbrio, força e concentração, o Pilates não ativa somente o corpo, mas também a mente, permitindo que ambos se equilibrem e que estes aspectos estejam presentes não apenas durante a prática dos exercícios, mas que acompanhem o atleta nos demais momentos de sua vida.

2. Condicionamento físico

A capacidade natural ou adquirida do organismo para promover a execução de atividades é o que se chama de condicionamento físico que, por sua vez, é desenvolvido e aprimorado com a prática de Pilates. Portanto, auxilia no maior rendimento em outros métodos que eventualmente o atleta pratique, assim como no dia a dia, auxiliando também na disposição e recuperação mais rápida.

3. Fortalecimento muscular

O fortalecimento muscular é um dos primeiros sintomas a ser notados após o início da prática de Pilates. Ele auxilia nas funcionalidades do organismo, pois o fortalecimento dos músculos protege ossos e articulações, além de órgãos internos. Além disto, evita desequilíbrios do organismo e aumenta a quantidade de massa magra.
Some-se a isto o fator estético deste fortalecimento, que melhorará a aparência do corpo, auxiliando, também, no desenvolvimento da auto estima do praticante.

4. Simetria corporal

O alinhamento corporal condiz à postura do corpo, com o assentamento correto dos músculos, o que pode evitar ou curar dores e outras consequências da postura incorreta. Isto é possível pelo fato de que o Pilates necessita ser realizado com contração muscular e com o posicionamento corporal pré-determinado.

5. Combate ao estresse

Esta é uma vantagem trazida pela grande maioria dos exercícios físicos, cuja atividade auxilia no relaxamento físico, na distração dos problemas diários e na liberação de endorfina e serotonina, neurotransmissores que são responsáveis, respectivamente, pela sensação de bem-estar e de felicidade, agindo contra o estresse e os aborrecimentos cotidianos.

6. Amenização dos sintomas causados pelos desequilíbrios hormonais

O aumento da circulação sanguínea promovido pelo Pilates auxiliar não só na melhora da respiração, mas também permite a melhor distribuição de hormônios e nutrientes que são transportados pelo sangue, os quais são distribuídos de forma mais uniforme e efetiva.

Se você quer desfrutar de todos os benefícios do Pilates, agende uma aula de Pilates em Campinas agora mesmo.

É por isso que a prática de Pilates ajuda na diminuição dos desconfortos causados por alterações hormonais típicas da tensão pré-menstrual (TPM), gravidez e menopausa, ou seja, desconfortos com os quais a mulher é obrigada a lidar a partir da adolescência. A prática dos exercícios também permite a menor sensação de dor, como um analgésico natural.

7. Incontinência urinária: tratamento e prevenção

O necessário controle muscular durante os exercícios, com a exigência de determinada postura e a contração de músculos abdominais e pélvicos leva à conscientização corporal pelo praticante desta modalidade do corpo, como noção de seus esfíncteres.
Os exercícios de Pilates, nestas condições, também levarão ao fortalecimento dos músculos pélvicos, o que auxilia no tratamento de disfunções como a incontinência urinária.

8. Redução do risco de câncer de próstata

A prática de Pilates também traz benefícios exclusivos aos homens, o que é possível por meio do fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, cujo enfraquecimento é uma das causas do câncer de próstata, tipo de tumor que é classificado como o segundo que mais atinge os brasileiros.
Assim, o fortalecimento muscular na execução dos exercícios não se dá apenas de forma externa, mas também interna.

9. Aumento da disposição sexual

A disposição sexual é outra das vantagens trazidas pela prática de Pilates que, ao oxigenar de maneira mais eficiente as células corporais e distribuir uniformemente sangue e hormônios no organismo, desenvolve de maneira mais profunda a libido.
Além da disposição sexual o Pilates ainda é capaz de aumentar o desempenho sexual por meio do fortalecimento muscular, melhora da respiração e melhor irrigação dos tecidos.
Entretanto, saiba que estas qualidades citadas não são as únicas da prática de Pilates, mas apenas algumas delas. Abaixo iremos responder às dúvidas mais frequentes referentes às aulas de Pilates.

Principais Dúvidas sobre Pilates:

Este tópico será dedicado a responder as dúvidas mais frequentes no que diz respeito ao Pilates e sua prática.

Pilates emagrece?

Uma hora de Pilates queima, em média, entre 200 e 400 calorias. Esta não é uma grande quantidade quando comparada à queima promovida por outros métodos, mas já é comprovado que a prática frequente de Pilates leva à diminuição de 13% da gordura corporal em apenas dois meses.

As diferenças corporais, entretanto, já são visíveis a partir de um mês de atividade, pelo aumento da massa magra e a da diminuição da gordura. Além disso, saiba que a prática de Pilates influencia o corpo de forma que mesmo quando em descanso ele queima gordura.

Pilates define o corpo?

Esta resposta é afirmativa, pois a prática de Pilates possibilita a tonificação dos músculos, além de seu desenvolvimento, com definição das pernas, dos braços, dos glúteos e do abdômen. Aliás, este fortalecimento muscular não é apenas quanto aos músculos aparentes, mas também dos músculos internos, a exemplo dos pélvicos.

Aula de Pilates para homens e mulheres

Sim, ambos praticam pilates e os homens já correspondem a quase 30% dos Studios de Pilates.
Embora as mulheres sejam as principais praticantes deste método cada vez mais homens estão superando o preconceito (cuja existência se deve ao desconhecimento sobre o método) e se tornando praticantes de Pilates.

Quantas vezes por semana devo praticar?

Recomenda-se no mínimo 2x por semana, entretanto, se você puder, tente praticar todos os dias.
No nosso Studio de Pilates, temos um plano de aulas 5x na semana.

Há restrição de idade para a prática de Pilates?

Pessoas de todas as idades podem praticar o Pilates, desde crianças a idosos. Para crianças, indica-se que o treino se inicie após os 8 anos, idade considerada como essencial ao entendimento da criança dos movimentos necessários e dos comandos do professor; não há, porém, limitação de idade.
O que se altera, na realidade, são os movimentos indicados para pessoas das mais diversas idades, sendo consideradas restrições físicas, capacidade e outras particularidades que permitem que o professor indique os melhores exercícios para cada situação.

Pessoas com restrições podem praticar Pilates?

Sim, podem, pois a prática de Pilates auxilia na recuperação de lesões e também no pós-cirurgia, situações nas quais é imprescindível que o exercício seja acompanhado por um profissional habilitado. Além da condição de reabilitação, o Pilates também é preventivo, evitando que novas lesões ocorram.

Posso me machucar praticando Pilates?

Sim, é possível, porém muito raro pois a realização das atividades de forma acompanhada por um profissional deve evitar qualquer tipo de lesão, pois o professor irá observar de maneira atenta a postura, respiração e qualidade do movimento, bem como sua intensidade e extensão.

Pessoas com restrições físicas podem praticar Pilates?

Sim, porque o Pilates não tem apenas atuação preventiva, mas também curativa, fortalecendo o organismo, o quer lhe confere status fisioterápico. Ainda, auxilia na diminuição de dores, na recuperação de movimentos e na eliminação da doença ou ao menos na sua diminuição.

Qual o custo para a realização de aulas de Pilates?

O valor das aulas de Pilates varia conforme o local em que elas são procuradas, a modalidade desejada, a estrutura do local, o tipo de equipamento e também a frequência de aulas.

Aulas de Pilates em Campinas

Agende uma aula de pilates gratuita clicando aqui.

Existem cerca de 35 mil estúdios de Pilates no território brasileiro, sendo que a grande maioria se concentra nas maiores cidades, onde a demanda é maior, assim como o número de serviços e produtos oferecidos.
Dentre estas cidades está Campinas, que com um pouco mais de um milhão de habitantes, a cidade oferece várias opções de profissionais em cada tipo de serviço, sendo que com o Pilates não é diferente.

Pilates em Campinas - Cambuí

Cambuí é um bairro nobre campinense, localizado no centro da cidade e onde existem inúmeras lojas, centros comerciais, restaurantes, bares e hotéis. Caso você resida neste bairro ou em algum próximo a ele, saiba que é possível se encontrar diversos estúdios de aula de Pilates em Cambuí, com modalidades e valores diversos.

Pilates em Campinas - Vila Itapura

Próximo ao Centro e ao bairro Cambuí está localizada a Vila Itapura, bairro da cidade de Campinas que é conhecido por sua intensa movimentação, com muita circulação de pessoas e produtos. Neste bairro também é possível encontrar diversos dos profissionais que oferecem aula de Pilates em Campinas.

Pilates em Campinas - Guanabara

Localizado parcialmente na zona central e parcialmente na zona norte de Campinas, este bairro é predominantemente residencial. Em relação ao comércio e aos serviços ali prestados se destaca o comércio de veículos e unidades ligadas à saúde, como clínicas e hospitais. Dentre as unidades salutares estão os estúdios de Pilates e academias, os quais oferecem as mais diversas modalidades do método.

Pilates em Campinas - Orosimbo Maia

Bairro campinense também conhecido como Vila Orosimbo Maia, localiza-se na região sul da cidade e também oferece vários serviços, dentre os quais estão as aulas de Pilates, com modalidades e características diversas.

Pilates em Campinas - Avenida Brasil

A Avenida Brasil é, sem sombra de dúvidas, uma das mais importantes vias de Campinas, fazendo a ligação com a parte central da cidade. Nela e no seu entorno é possível encontrar os mais diversos comércios, assim como diversos locais especializados em saúde e exercícios físicos. Portanto, também é possível localizar aulas de Pilates na Avenida Brasil.

Pilates em Campinas - Barão de Itapura

Uma das maiores e mais movimentadas vias de Campinas, a Avenida Barão de Itapura possui cerca de 5 quilômetros de extensão e cruza cinco bairros campinenses, a saber: Vila Industrial, Botafogo, Guanabara, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e Taquaral.
Devido à sua grande extensão e aos bairros que ela atravessa, ela não só contém mas também dá acesso a inúmeros estúdios especializados em aulas de Pilates em Campinas.
Conforme visto ao longo do artigo, é possível se encontrar vários serviços ligados ao Pilates em suas mais diversas modalidades, os quais devem ser analisados com cautela, considerando-se seus objetivos e as aulas que são oferecidas.

Ainda com dúvidas? Ligue (19) 9 8141-8962

A VOLL Pilates Studios produz tudo com carinho e qualidade para você.
Visite nosso studio e agende uma aula de pilates gratuitamente.

Rua Tiradentes, 777 – Vila Itapura – Campinas/SP